Redescobrindo o Rio Carioca

Um roteiro a pé em homenagem ao curso d’água que matou a sede dos cariocas por séculos, desenhou o traçado de um bairro e hoje tenta sobreviver à cidade grande.

A história do rio Carioca se confunde com a própria história da Cidade do Rio de Janeiro, com a história de sua organização sócio-espacial e na relação dos seus habitantes com os ecossistemas localizados em áreas urbanas. Outrora a principal fonte de água doce da cidade, o Rio Carioca foi desviado, canalizado e posteriormente, coberto por ruas. Hoje, com uma fração do volume de água de outros tempos, ele só pode ser visto em 3 pontos. O primeiro deles, a nascente, na Floresta da Tijuca, as margens do caminho do Trem do Corcovado. Depois, logo após a encosta, onde começa o bairro do Cosme Velho. É nesse ponto que começa o nosso tour, diante de uma visão do que resta do Rio. Dali, iremos percorrer seu trajeto, falar sobre sua história e importância, e admirar as construções históricas erguidas diante da calha do Rio Carioca.

Nosso passeio termina na foz do Rio, onde poderemos ver claramente as imensas transformações que a cidade – e o próprio rio – sofreu durante quase 500 anos de história. A caminhada é de aproximadamente 4km e feita com tranquilidade, em cerca de 3 horas.

 

Entre em contato conosco e agende já seu tour Redescobrindo o Rio Carioca!