Orla Flamengo

Tempo de duração: Aproximadamente 3horas

Ponto de Encontro: Em frente à Imagem de São Sebastião na Praça Luís de Camões – Rua do Russel

O padroeiro do Rio nos recebe para iniciar a caminhada que vai revelar as transformações culturais ocorridas nos bairros que foram os primeiros a serem ocupados na zona sul carioca

No alto se destaca o Outeiro da Glória, uma irmandade religiosa existente desde o século XVIII que encantava a todos os viajantes que chegavam na Baía de Guanabara. E não foi diferente quando a família real aportou por aqui. Dom João se encantou e frequentava a Igreja com regularidade. Dom Pedro II a elevou a condição de Irmandade Imperial e seus descendentes até hoje são membros.

O Hotel Glória representa todas as histórias de eventos e festas que começaram a ocorrer na cidade a partir dos anos 20. Hoje só há a lembrança dos tempos áureos onde os hospedes eram personalidades como Albert Einstein e Madonna, além dos bailes de carnaval com Clóvis Bornay. Mas as personalidades também nos visitavam de outra forma.

A TV Manchete do Grupo Bloch teve sua sede ao lado do antigo hotel em um prédio projetado por Oscar Niemeyer e encantou os brasileiros com seus programas e novelas nos anos 80 e 90.

Também veremos o Pavilhão Japonês, projeto de Affonso Eduardo Reidy; a primeira sede do Clube de de Regatas Flamengo, edfícios marcantes como o Seabra, o Praia do Flamengo e o Select; o Castelinho do Flamengo, o Teatro de Marionetes Carlos Werneck e a foz do Rio Carioca, a principal fonte de água doce da cidade no período colonial.

Terminamos no Monumento a Estácio de Sá, fundador do Rio de Janeiro, de onde se pode apreciar uma das vistas mais memoráveis do Rio!

 

AdobePhotoshopExpress_d77392fc0d3f41a7989391d716dfe856

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *